A queda de 6,1% nas vendas do varejo em dezembro ante novembro do ano passado foi verificada em todas as oito atividades pesquisadas pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As maiores quedas ocorreram nas atividades de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-13,8%), Tecidos, vestuário e calçados (-13,3%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-6,8%), informou o IBGE.
Móveis e eletrodomésticos tiveram uma queda de 3,7% nas vendas, enquanto as vendas do segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria caíram 2,7%. Houve quedas também em Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,6%), Combustíveis e lubrificantes (-1,5%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%). O último, que tem o maior peso entre as atividades, impediu uma queda maior no indicador agregado de dezembro, disse Cristiano Santos, gerente da