Paris, 3 de dezembro de 2020 (AFP)-O telescópio espacial europeu Gaia divulgará, nesta quinta-feira (3), a primeira parte (EDR3) de um catálogo de mais de 1,8 bilhões de objetos celestes da nossa galáxia, observado com estranha precisão.
O evento é altamente antecipado por milhares de cientistas no mundo todo. O telescópio foi colocado em órbita pela Agência Espacial Europeia em 2013.
Gaia está estacionada a 1,5 milésimos de um milhão de quilômetros da Terra, na direção oposta do Sol, para melhor proteger-se de sua radiação.
Protegido sob uma espécie de escudo para evitar os impactos de micrometeoritos, seus dois óticos exploram o espaço lentamente, com uma volta completa em seis horas.
O telescópio detecta e observa uma porção muito pequena das estrelas de nossa galáxia, que tem um diâmetro de 100.000 anos luz, e além. Seu catálogo lista uma infinidade de objetos celestes, variando de todas as variedades conhecidas de estrelas, exoplanetas e asteroides, até o meio interestelar e as nuvens galácticas próximas à nossa Via Láct