Cuidados com a Energia Elétrica – Alerte suas crianças – Isso pode salvar vidas.

 As atividades diárias às vezes escondem perigos. Notícias recentes mostram crianças vítimas de acidentes elétricos. Estatística mostram que morrem 2 pessoas por dia vítima de choque elétrico no Brasil.

 

 Para evitar acidentes, existem muitas situações de risco que merecem cuidados. Por falta de atenção ou desinformação, muitas pessoas têm sido vítimas de acidentes com eletricidade, algumas vezes fatais, pelo simples fato de tocarem ou se aproximarem demais dos fios elétricos.

 

 Por isso pesquisamos algumas recomendações e escolhemos um manual da Copel, que apresenta orientações importantes sobre o uso correto da energia elétrica e recomendações básicas para evitar acidentes.

 

Alerte suas crianças. Compartilhe com sua familia e seus amigos. Evitar acidentes é dever de todos.

 

 O que é choque elétrico?

 

É a passagem da corrente elétrica pelo corpo. No contato com os fios de luz, o corpo serve de caminho para a corrente elétrica em direção à terra. Os resultados são queimaduras, ferimentos e até mesmo a morte.

 

Veja com evitar acidentes:

 

 Cuidados em casa

 

Eletrodomésticos x água

 

Não mexa com eletrodomésticos em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou os pés molhados. A água torna o choque muito mais perigoso.

 

 Lâmpadas

 

  • Antes de trocar uma lâmpada, desligue o interruptor.
  • Não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca.
  • Não exagere na força ao rosqueá-la, pois o vidro pode quebrar em suas mãos.
  • Lembre-se de executar a troca de forma segura (use escadas).
 
 Chuveiro elétrico

 

  • Não mude a chave liga/desliga e verão/inverno com o chuveiro ligado. Dá choque e pode ser fatal.
  • Instale o fio-terra corretamente, de acordo com a orientação do fabricante.
  • A fiação deve ser adequada, bem instalada e com boas conexões. Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado indicam problemas que precisam ser corrigidos imediatamente.
  • Nunca diminua o tamanho de resistências nem reaproveite resistências queimadas.
 
 Antena de TV

 

Procure instalar a antena de TV longe da rede elétrica. Ela pode tocar nos fios e provocar choque. Não dê chance para os acidentes.

 
Cuidado com a umidade

 

Atenção ao executar consertos em instalações elétricas quando o chão estiver úmido ou molhado. Com água, o risco de choque é muito maior.

 Evite ficar descalço quando mexe com eletricidade mesmo quando for ligar um aparelho na tomada.

 

Cuidados na rua

 

Pipas

 

Soltar pipas, papagaios ou pandorgas perto da rede é muito perigoso. Se enroscarem nos fios, não tente tirar. Não use material ou fio metálico para fazer pipas, pois conduzem eletricidade.

 
Não suba em postes

 

Subir em postes é muito perigoso. Só os profissionais autorizados da sua concessionária podem subir nos postes com toda a segurança.

 Não suba em arvores que esteja perto da rede elétrica.

 
Chave-fusível

 

Ligar ou desligar chave-fusível com as mãos ou com varas (madeira, bambu, cano, etc.) pode causar choque mortal. Este é um serviço que só sua concessionária pode executar.

 
 Fios caídos

 

Cuidado com fios caídos. Eles podem estar energizados. Desligue antes a chave da luz junto ao medidor se for nas suas instalações. Se for na rede externa, mantenha distância, sinalize o local (com galhos, cordas, etc.) e chame sua concessionária.

 
Balões

 

Soltar balões pode provocar muitos acidentes, principalmente se eles caírem dentro de subestações, sobre redes elétricas ou residências.

 
 Fogos de artifício

 

Não solte fogos de artifício perto das redes elétricas, pois pode haver rompimento de cabos com acidentes fatais.

 
 Caminhão caçamba ou guincho

 

Muito cuidado ao manobrar caminhões com caçambas, guindastes e betoneiras perto dos fios. Esses equipamentos podem ficar muito próximos dos cabos, com risco de contatos acidentais, rompimento de fios e choques graves. Inspecione o local antes dos serviços.

 
 Poda ou corte de árvores

 

Cuidado com a poda ou o corte de árvores perto dos fios. Se algum galho tocar na rede e em você, o choque pode ser fatal. Planeje muito bem o serviço. Mantenha sempre limpa a faixa de terreno embaixo da rede, antes que os galhos atinjam os fios.

 

Cuidados no campo

 

Cerca elétrica

 

Para eletrificar cercas, use um aparelho especial chamado eletrificador de cercas. Compre equipamento de boa procedência e leia atentamente o manual de instruções. Consulte um eletricista habilitado e coloque placas de sinalização a cada 100 metros. A instalação malfeita da cerca elétrica pode provocar a morte de pessoas e animais. Atenção: nunca ligue a cerca diretamente na tomada. Qualquer acidente pode ser fatal.

Para mais informações, consulte sua concessionária.

 
Aterramento de cercas

 

Seccione (ou separe) e aterre as cercas da propriedade. Se algum fio de luz cair sobre a cerca, o aterramento escoará a energia elétrica pelo fio terra e não pelo arame da cerca.

Para mais informações, consulte sua concessionária.

 
Pomar

 

Cuidado ao manusear varas ou galhos perto da rede. Eles não devem encostar na rede em hipótese alguma. O choque pode causar a morte.

 
 Trator

 

Desvie o trator ou o arado dos estais (estirantes ou rabichos). Eles seguram os postes. Não corte nem mude os estais de lugar.

 
Pulverizador

 

Abaixe as barras do pulverizador ao passar debaixo dos fios da Copel. Se você notar que os fios de luz estão baixos, avise sua concessionária imediatamente.

 
 Colheitadeira

 

Evite parar a colheitadeira debaixo da rede elétrica. Não suba nela se estiver perto dos fios. Se você notar que os fios de luz estão baixos, avise sua concessionária imediatamente.

 
 Queimadas

 

Queimadas perto das linhas são proibidas. O fogo ou mesmo o excesso de calor danificam os cabos e as estruturas, causam curtos-circuitos e interrompem o fornecimento de energia.

 
 Irrigação

 

Atenção ao regular o equipamento de irrigação nas áreas próximas a redes elétricas. Se o jato de água atingir os fios, pode ocorrer curto-circuito.

 
Animais

 

Tocar em animais sob choque dá choque em você também. Desligue antes a chave da luz junto ao medidor, se isto for nas suas instalações. Caso contrário, chame a Copel.

 

Cuidados na Construção civil

 

Ao construir ou executar reformas em prédios e outras instalações próximas da rede da sua concessionária, não encoste andaimes, escadas, barras de ferro ou outros materiais nos fios elétricos. Pode ser mortal.

Para evitar acidentes em situações de risco, consulte sua concessionária e verifique se é possível adotar uma das seguintes medidas:

  • Afastamento da rede elétrica em relação à construção;
  • Desligamento temporário da rede;
  • Isolamento ou proteção dos cabos com materiais especiais.
 
Canteiro de obras

 

  Cuidados especiais:

  • Evite ligações improvisadas ou gambiarras;
  • Para evitar choques, coloque fita isolante nos fios desencapados ou emendas;
  • Mantenha a fiação longe do contato com a água;
  • A amarração dos fios não deve ser feita nas ferragens ou partes metálicas;
  • Evite deixar os fios elétricos espalhados pelo chão e sem proteção.
 
 Construção próxima da rede

Para a sua segurança, não construa embaixo ou muito perto das redes elétricas. O risco de um descuido ou acidente aumenta.

 

 Mais dicas de Segurança

  1. Antes de qualquer conserto nas instalações elétricas internas, desligue a chave geral (disjuntor).
  2. Ao ligar aparelhos nas tomadas, verifique antes se o botão está desligado e se a voltagem (l27 ou 220 volts) é igual à indicada para o equipamento.
  3. Ao desligar os aparelhos das tomadas, verifique antes se o botão ou chave estão desligados e depois puxe firme pelo plugue (e não pelo fio).
  4. Coloque protetores nas tomadas ao alcance de crianças para evitar acidentes.
  5. Cuidado para não esquecer o ferro elétrico ligado. Isto pode provocar acidentes graves e até incêndios, além de desperdiçar energia.
  6. Desligue e retire o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos.
  7. Para evitar choques, coloque fita isolante nos fios desencapados ou nas emendas.
  8. Mantenha os fios e plugues dos aparelhos sempre em perfeitas condições de uso para evitar curtos-circuitos. Não encoste fios e plugues em superfícies quentes.
  9. Tomadas ou interruptores com partes derretidas ou queimadas devem ser substituídos.
  10. Evite sobrecarregar a mesma tomada com vários aparelhos usando “T” (benjamim) ou extensões improvisadas. Não use bocais de lâmpadas como tomadas.
  11. Não faça consertos nas instalações elétricas internas se não entender bem do assunto.

 (!) Atenção:

Não aproveite os desligamentos da sua concessionária para mexer nas instalações internas ou em equipamentos elétricos. Eventuais reparos devem ser feitos com a chave geral desligada e os aparelhos desligados das tomadas, mesmo durante a falta de energia. A luz pode voltar a qualquer momento. Não corra riscos desnecessários.

 

O que fazer no caso de alguém ser atingido por um choque elétrico?

 

Providencie socorro médico imediatamente. Em acidentes com eletricidade, é preciso ser rápido, pois os primeiros três minutos após o choque são vitais para o acidentado.

  • Não toque na vítima ou no fio elétrico sem saber se os fios estão ligados ou não.
  • Desligue a tomada ou a chave geral se for acidente nas instalações internas. Se for um problema na rede elétrica externa, chame sua concessionária.
  • Se não for possível desligar a chave geral, remova o fio ou a vítima com a ajuda de um material seco não condutor de energia, como madeira, cabo de vassoura, jornal dobrado, cano plástico, corda etc.
  • Ao carregar a vítima, tome muito cuidado para não complicar eventuais lesões, principalmente na coluna vertebral.
 
E se a vítima não estiver respirando?

 

Faça respiração boca a boca, procedendo da seguinte forma:

  1. Deite a vítima de costas e incline levemente a cabeça dela

2.Remova dentaduras, pontes móveis ou outros corpos estranhos da boca do acidentado. Desenrole a língua para evitar uma possível asfixia,

3.Feche as narinas da vítima. Coloque sua boca bem firme sobre a boca da pessoa acidentada e sopre até o peito se encher.

4.Libere a boca e as narinas da vítima, deixando o ar sair livremente. Repita estas operações de 12 a 15 vezes por minuto, até a recuperação da respiração.

 
Massagem no coração

 

1.Coloque a vítima de costas sobre uma superfície plana e dura.

2.Coloque as mãos sobrepostas sobre o peito da vítima e faça pressão com força, mantendo os braços esticados e usando seu próprio peso para pressionar.

3.Repita a operação 60 vezes por minuto.

4.Se tiver de fazer respiração boca a boca e pressão no coração ao mesmo tempo, para cada duas respirações faça 15 pressões. Se o socorro for em dupla, faça uma respiração a cada cinco pressões.

 

Fonte: Copel