Lendo uma postagem que tratava desse assunto no Facebook fiquei indignado com alguns comentários de pessoas que se acham superiores aos outros. Quando leio esse tipo de mensagem sempre procuro olhar o perfil dessa pessoa, ver seu nível de escolaridade ou os cargos que já ocupou para ver porque elas se acham tão acima dos outros e normalmente não existe nenhuma justificativa. São tão prepotentes que nem se dão conta que são ignorantes no que se refere à pesquisa que chegou a essa conclusão.
Muitos confundem ignorância com “burrice”, falta de inteligência, mas não é isso não.. O significado de ignorante = “aquele que desconhece a existência de algo; que não está a par de alguma coisa”.
No Brasil costumamos chamar de “ignorante” de forma pejorativa aqueles que desconhecem e se metem a discutir determinados assuntos.
Todos somos ignorantes em alguns assuntos. Alguns são usuários, mas não entendem nada de informática, outros (eu mesmo) não entendem nada de medicina, nem de moda, nem de música e por ai vai.
A pesquisa se trata de Ignorante no sentido exato da palavra.
A pesquisa em questão foi baseada num livro “Os Perigos da Percepção: Por Que Estamos Errados Sobre Quase Tudo” onde o autor criou algumas métricas para medir o conhecimento das pessoas e avaliar cada país. A pesquisa foi realizada pelo instituto de pesquisa O instituto de pesquisas britânico Pisos Mori.
Como exemplo listarei algumas das questões que foram apresentados aos participantes.
- Qual a porcentagem de brasileiros com acesso à internet?
- As famílias mais ricas concentram quanto da renda total do país?
- A cada 100 pessoas no Brasil, quantas vivem na zona rural?
- Você come muito açúcar?
- A violência no mundo está aumentando ou diminuindo?
- Que proporção do seu país é muçulmana?
- Quanto custa criar um filho?
- Quanto precisamos economizar para a aposentadoria?
- Quanto imposto os ricos pagam?
Quando avaliaram as respostas para essas questões fundamentais que afetam diretamente nossas vidas constataram muitas respostas erradas, independentemente do nível de escolaridade dos entrevistados.
Responda as questões do exemplo acima e veja se conseguiria melhoria nossa posição nessa pesquisa.