“Mentira” é “afirmação contrária à verdade a fim de induzir a erro.” Também pode ser “ideia, opinião, juízo falso ou equivocado.” A intenção de enganar, no entanto, sempre está lá.
Até esta sexta-feira, “mentira” não era um termo que apareceria em títulos e textos da Agência Lupa, por mais que os erros flagrados por nossos checadores na boca de personalidades pudessem se assemelhar com uma mentira. Decidimos mudar.
Desde 2015, quando a Lupa foi fundada, aplicamos uma metodologia de traballho própria que se baseia nas melhores práticas de fact-checking vistas em todo mundo. Tanto é que a qualidade e a imparcialidade do nosso trabalho, já foram reconhecidas pela International Fact-Checking Network três vezes seguidas.
Nossa metodologia estabelece que, ao identificar um conteúdo viral falso, não julguemos a intenção de quem o divulgou. Devemos analisar a informação à luz de dados públicos, informações oficiais, textos de lei e fatos históricos. E, em seguida, etiquetar o conteúdo avaliado, segundo seu grau de veracidad