Uma das propostas para melhorar a mobilidade urbana do Recife (PE), defendida por ao menos seis dos 10 candidatos à Prefeitura em seus planos de governo registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é viabilizar o projeto de navegabilidade pelo Rio Capibaribe para transporte de passageiros. Os candidatos, porém, não explicam como se dará a viabilidade do projeto.
O programa de governo de Carlos Andrade (PSL) diz que irá implantar piers estratégicos e barcos adequados para facilitar o deslocamento da população. Mendonça Filho (DEM), por outro lado, afirma que irá executar as ações de responsabilidade municipal do plano de navegabilidade do Rio Capibaribe, “e cobrar das autoridades competentes a retomada do projeto”.
Coronel Feitosa (PSC) vai reivindicar a competência para que a Prefeitura do Recife possa executar o projeto de navegabilidade. “Essa será uma obra prioritária que reduzirá significativamente o tempo de deslocamento no trânsito”. Thiago Santos (UP) promete implantar embarcações que navegam em profundidades rasas, criando estações portuárias, fazendo conexão com outros sistemas de mobilidade urbana. Claudia Ribeiro (PSTU) e Marco Aurélio (PRTB) também citam esse modal em seus planos. Nenhum dos seis programas de governo cita como viabilizará o projeto economicame