Londres, 4 Jul 2022 (AFP) – Dois ativistas ambientais cobriram nesta segunda-feira (4) um quadro da National Gallery de Londres com uma imagem de uma paisagem devastada pelos combustíveis fósseis, e então se colaram à moldura da obra.
Os dois integrantes do movimento Just Stop Oil, que atua em defesa do fim imediato de qualquer novo projeto de petróleo ou gás, realizaram o protesto usando o quadro “A Carroça de Feno” (1821), do artista britânico John Constable, que representa uma carroça no campo cruzando um riacho.
Antes de se grudarem à pintura, os ativistas a cobriram com uma “versão reimaginada”, com uma estrada no lugar do riacho, árvores secas e aviões no céu poluído. “Uma cena de pesadelo que mostra como o petróleo destruirá nossas paisagens”, explicou a organização em um comunicado.
Hannah Hunt, de 23 anos, estudante de Psicologia em Brighton, que é citada na nota, afirmou que se mobiliza contra os “40 novos projetos de energias fósseis do governo”, um número muito citado por associações ambient